ADJÁ- O INSTRUMENTO DOS DEUSES

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Hoje nossa postagem é sobre um instrumentos simbólico d ealto poder, porém alguns sem conhecimento banalizam tal ato, vamos entender oque é e para que serve o Adjá, adjá, Adjarin, Ajá, Ààjà do (yoruba), é uma sineta de metal, utilizada pelos sacerdotes do candomblé durante as festas públicas acompanhando o toque e nas oferendas, com a finalidade de chamar os Orixás, ou provocar o transe.

O objeto pode ser de uma, duas ou três sinetas, e o cabo é do mesmo material que pode ser de bronze, metal dourado ou prateado. Este instrumento só pode ser manuseado por um Egbomi, Balaorixá ou Pai de Santo outorgado para tal, somente seu dono consagrado pode tocá-lo.

Na Umbanda o adjá é utilizado em vários momentos,no desenvolvimento mediúnico,quando se prepara o amaci,a oferenda para os Orixás.Só pode ser usado pelo Dirigente Espiritual.

Campainha desbloqueadora de campos mentais,ao ser tocado saem faíscas e raios,é propagador de energias,e pode ser usado para abençoar os filhos,fazer a limpeza das energias do Congá.

Geralmente o adjá é feito em 3 tipos de material:Latão,Aço e Cobre.

No Desenvolvimento Mediúnico quando tocado próximo ao médium que está se desenvolvendo faz com que o Orixá ou Guia Espiritual se aproxime mais da incorporação,fazendo com que o médium adormeça o mental,deixando tosos os pensamentos de lado e se conectando com o Astral Superior,também é utilizado para decantar energias nocivas ao médium.

No Amaci e nas Oferendas serve para concentrar a energias dos Orixás.

Pode ter de 1,3,5 ou 7 campainhas e é Consagrado ao Orixá de Cabeça do Dirigente Espiritual,quem determina quantas sinetas são os Guias Chefe do Terreiro. Os Adjá Consagrados a Oxalá são de metal prateado assim como os de Iemanjá, ambos enfeitados com fitas. Os de Oxossí, Iansã são de Cobre, os adjás de Oxum e Xangô dourados, sendo que os de Oxum alguns banhados a Ouro, os Adjás de Ogum são

 de Ferro ou prateados. Já os Adjás de Nanã e Obaluae preferencialmente são de Palha (Como a Foto) ou na ausência Prateados.