OMULU, OBALUAYE, XAPANÃ, SAPATÁ.

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


De origem Jeje, é o deus da varíola, da peste, das doenças da pele e hoje em dia da Aids. Omolu e Obaluaê, são as manifestações velho e jovem de um mesmo Orixá, chamado Xapanã. Suas cores são o vermelho, o amarelo e o preto, que veste sob capuz de palha-da-costa enfeitado com búzios. Seus colares são também de búzios e contas de louça branca intercaladas com pretas ou, então, brancas intercaladas com pretas e vermelhas. Dança portando um instrumento denominado Xaxará, espécie de cetro. Homenageado às segundas feiras ou Sábados. Sua saudação é Atotô!

APRESENTAÇÃO ALDEIA DE CABOCLOS


Este Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade, é muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil. Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece. Uma de suas missões no mundo material e espiritual, é varrer as coisas que não tem mais utilidade, por este e outros motivos, é um dos Orixás que responde junto com Xangô e Iansã pelos processos de desencarnação, pelos cemitérios, pela destruição e em defesa dos espíritos maléficos.

Sua Mãe, Nanã Burukun, abandonou-O na praia quando pequeno por suas feridas em grande quantidade. Xapanã foi recolhido as profundezas do oceano, cuidado e criado por Iemanjá, que fez para Ele uma roupa de palha-da-costa, cobrindo-O da cabeça aos pés. Assim Após uma rajada de vento de Iansã  levantou-se a roupa de balha do Babá e todos orixás viram suas chagas e zombaram dele, assim Ele despejou sua ira sobre

 todos. Olorun então o proibiu de ser saudado no mesmo ambiente de todos os outros. Diz ainda a lenda que Iemanjá lavou o corpo de Obaluae nas águas e suas feridas explodiram se transformando em pipoca.

 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.