OLUBAJÉ

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


O Olubajé festa tradicional em casa de Candomblé, também feita na Umbanda, realizada em agosto na Umbanda pelo sincretismo com São Roque. Olubajé é um ritual anual para Obaluaiê e feito em casas de todo Brasil, sendo obrigatório em casas onde haja feito um Yawo (Filho) de Obaluaiyê há menos de sete anos ou o próprio Zelador ou Zeladora seja deste Orixá.Olubajé é uma palavra de origem Iorubana e significa Olú : Aquele Que; Ba : Aceita; Je : Comer.


Lenda de Origem do Olubajé

Diz uma lenda que Xangô, um Rei muito vaidoso, deu uma grande festa em seu palácio e convidou todos os Orixás, menos Obaluaiyê, pois as suas características de pobre e de doente assustavam o rei do trovão. No meio do grande cerimonial todos os outros Orixás começaram a notar a falta do Orixá Rei da Terra e começaram a indagar o porquê da sua ausência, até que um deles descobriu de que ele não havia sido convidado.
Todos se revoltaram e abandonaram a festa indo a casa de Obaluaiyê pedir desculpas, Obaluaiyê recusava-se a perdoar aquela ofensa até que chegou a um acordo; daria uma vez por ano uma festa em que todos os Orixás seriam reverenciados e este ofereceria comida a todos desde que Xangô comesse aos seus pés e ele aos pés de Xangô.


Nascia assim a cerimónia do Olubajé. Porém, existem diversas outras lendas que narram outros motivos sobre o porquê de Xangô e Ogum não se manifestarem no Olubajé.




Olubajé é ritual especifico para o orixá Obaluayê, indispensável nos terreiros no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do axé.
Ficheiro:Olubaje.jpg

 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.