FILHAS DE OXUM

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Características dos Filhos de Oxum

Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar com suas diferenças com habilidade e diplomacia. São obstinadas na busca de seus objetivos.
Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades, atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.
Têm certa tendência à gordura, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, badalações e de outros prazeres que a vida possa lhes oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.
Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior. Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.
Graça, vaidade, elegância, certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de joias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.
O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso as maiores ialorixás que o Brasil tem e teve são de Oxum.

O filho de Oxum tem rosto redondo, mãos cheias e é ou foi, em alguns casos, gordinho em um dado momento de sua vida.

O filho deste Orixá, seja homem ou mulher, trata a todos com dedicação maternal, se interessando por tudo o que acontece e sofrendo quando vê um pobre, um doente ou uma criança desamparada em má situação. Sua compaixão será seguida de cuidados, pois Oxum auxilia a quem precisa. Além de agradar aos outros, o filho deste Orixá também agrada a si mesmo. É vaidoso e despende tempo fazendo comidas de que gosta, mudando os cabelos, comprando roupas joias ou bijuterias.

A sua casa é seu lugar preferido, defenderá o lar com tenacidade, não deixando que nada perturbe a tranquilidade e o equilíbrio.

Extremamente cauteloso, parece perder oportunidades de agir, mas na verdade sua cautela não tem origem no medo, mas sim numa intuição profunda do que vai dar certo ou não. Convém a ele separar sua natureza negativa de sua intuição negativa, a intuição deve ser seguida, pois ela vem de seu Orixá regente, já o espirito negativo deve ser combatido, pois poderá ser um entrave ao seu progresso.

Sua capacidade mediúnica é manifestada por clarividência, premonição e psiquismo profundo. Os menos evoluídos podem ser vítimas de perseguições de espíritos atrasados.

Na personalidade humana, Oxum representa o “anima”, que a psicologia considera a faceta feminina, sendo sensível, intuitiva e vulnerável.

O filho de Oxum é sentimental, romântico e necessita receber retribuição tão ardente, quanto a que dá. Gosta de se sentir admirado e desejado. Apaixonado, fica momentaneamente cego e neste período não percebe se a pessoa lhes convém ou não. Por isso, não deve ser precipitado ao escolher um companheiro, já que o casamento para o filho de Oxum é muito importante, devendo dar tempo para conhecê-lo melhor.

Tem tendência a reviver momentos passados e usa a sua boa memória para os bons e os maus momentos, inclusive revivendo brigas passadas e problemas não resolvidos.

Quando é solteiro, o homem de Oxum vacila quanto ao casamento por medo de se decepcionar. Já a mulher, estará sempre a procura de um amor e quando encontrá-lo nada a fará separar-se dele.

As profissões mais adequadas aos filhos de Oxum são as ligadas à estética corporal, a alimentação, a psicologia, mas o verdadeiro progresso virá para esse filho quando ele vencer seu pessimismo e a vontade de abandonar tudo quando as coisas ficam difíceis.

Sociedades comerciais não o favorecem, pois podem sofrer prejuízos por sócios inescrupulosos ou exigentes demais.

Negócios em que tem afluência de público são bons para eles, bem como áreas ligadas às artes e à literatura.

É conservador e bastante equilibrado para lidar com dinheiro, mas tem um lado generoso de forma que é capaz de ajudar quem estiver realmente necessitado. Quando empresário, estimula seus empregados a produzirem para ganharem mais e é formal e compreensivo ao tratar com seus subordinados. Quando empregado, é competente e dedicado e tem a capacidade de se tornar indispensável, chamando cada vez mais para si responsabilidades sobre novas tarefas, visando um ganho maior e promoções.

Todas as inseguranças que atormentam o filho de Oxum, seus medos e rejeições, produtos de sua instabilidade emocional, se refletem na sua condição física.

O aborrecimento e a angústia causados pelo temor de perder sua segurança o levam a depressão e provocam as doenças. Acidentes também acontecem quando fica desligado e imerso em suas meditações.

Seu melhor remédio está em manter uma vida animada e solta, encarar com otimismo suas apreensões e rir sempre. Ao meditar, ele consegue se recuperar, pois é capaz de controlar suas funções com a mente voltada positivamente para seu corpo.

Há bem menos filhos de Oxum do que filhas, mas Seu filho é vaidoso, escolhe suas roupas com cuidado, combinando bem as cores, e dá muito valor a essa vaidade. É também calmo, sensível, firme, tenaz, doméstico, muito fiel e preza a estabilidade familiar.

A filha de Oxum recebe de seu Orixá regente dons preciosos que a tornam mãe, esposa e amante adoradas. Envolvente, delicada e feminina, quase tímida ao se apaixonar, gosta de ser elogiada e de ouvir declarações de amor de seu par, pois é insegura. Suas preocupações a afetam bastante, tem medos que a deprimem.

Considera-se bonita, mas não o bastante, tem medo de ficar pobre e sempre acha que não é amada o suficiente.

Não recebe bem críticas, já que elas aumentam sua depressão e reforçam seus complexos de inferioridades. É preciso tato ao criticá-la, pois se magoa com facilidade. Essa filha não pode ser ridicularizada.

Os aspectos negativos da filha de Oxum são a autopiedade e orgulho que, quando ferido, pode desequilibrar sua vida. Tem também mania de se comparar com outras pessoas conhecidas, ou parentes.

Seu mau humor a prejudica e nessa hora ou na hora da mágoa se isola, deprime-se, reclama da vida, chora 
bastante, mas de repente enxuga as lágrimas e começa a arrumar a casa, esquecendo seus desgostos. Busca no casamento proteção e amor.

A Mãe de Santo Mais famosa era filha de Oxum- Mãe Menininha de Gantois (Gantuá)
Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.