OXOSSÍE A INFLUÊNCIA NAS PESSOAS

Olá irmãos


 Que a paz de Oxalá esteja com todos

Hoje vamos falar da personalidade dos Filhos de Oxossí e suas influências.

O nome Oxossi vem da flexão da palavra Oxowusi, da lenda do caçador de uma flecha só, que conseguiu abater o pássaro gigante que ameaçava uma cidade e que fora mandado pelas feiticeiras YAMI OXORONGÁS. Oxossi é a divindade das lavouras, da arte de um modo geral. Orixá da fartura, dos excessos, da míngua (quando em seu lado negativo). Orixá da liberdade e da expressão. Ele é o Orixá que caça o AXÉ.



Seu elemento é o Ar (Essência).

Psiqué dos filhos de Oxosse:

São pessoas que nasceram para a liberdade; inteligentes, meigas, exigentes, cultas, acomodadas, sensiveis. Os regidos por Oxosse têm um quê de artista em tudo aquilo que fazem e são amantes da fartura e do exagêro.

Tipos de Oxosse:

IBUALAMA ( Fundamento com Obaluayê)

Lado Positivo

São extremamente exigentes e severos, mas donos de um coração muito mole. São altamente artísticos e inteligentes. Os filhos de Ibualama são dominadores, lideres natos, compreensivos, clamos coerentes, excelentes alunos. Amantes perfeitos, pois para eles o sexo é a sua maior arte. Donos de incrível sensibilidade, são superdotados e amigos fiés. São incapazes de trair, são extremamente competentes profissionais e propensos a altos cargos de chefia.

Por seu fundamento com Obaluayê, sofrem de diversas dores, mas enfrentam isto como uma piada. São fortes, capazes, amigos e intuitivos.

Lado Negativo

Extremamente ciumentos e às vezes inseguros; são capazes de sair da própria consciência quando lhes despertam ciúmes. Medrosos, egoístas, vaidosos, ao ponto de acharem que são melhores em tudo. Eles são chegados ao nascisismo, eles querem sempre chegar primeiro e falar mais alto. São misteriosos, comodistas, feiticeiros e, de certa forma, avarentos, mas gastam muito naquilo que lhes convêm. É do tipo que gosta de dominar e também muito rancorosos.

ÃQUERÃ (Fundamento com Ogum)

Lado Positivo

Calmos e participantes, os regidos por Aquerã, são decentes e trabalhadores. Comem bem e de tudo. São do tipo que engordam facil. Amantes simples, mas convincentes. Gostam de cantar, escrever e são muito politizados. Os filhos de Aquerã são dóceis, quando nervosos, são perigosos. Sua ligação com Ogum faz dos filhos deste Orixá indivíduos muito valentes e interessados e que vencem pelo trabalho. Tambem são do tipo de que quando cismam com algo, só descansam quando chegam ao objetivo final.

Lado Negativo

Têm um toque marcante de falsidade no olhar. Trabalham, mas são avarentos e egoístas. Participam, mas querem sempre recompensas. Não fazem nada de graça. Administram bem, todavia escondem uma grande carga negativa em si próprios. Os regidos por Aquerã, têm um temperamento bastante instavel e mudam da água pro vinho. Normalmente estão calmos, mas é o tipo de calma aparente. Queimam com o olhar, que é a sua grande arma.

DANADÃNA ( Fundamento com Oxumaré)

Lado Positivo

O trabalho é a base dos regidos por Danadâna. São grandes pesquisadores. Fazem pesquisas e testes com tudo na vida. São do tipo livres. Vasculham tudo e querem saber de tudo, tanto no trabalho como no amor, no culto e até mesmo com a própria saúde. Normalmente são pessoas de boa situação financeira, talvez em virtude do fundamento com Oxumará, Orixá do dinheiro. Amantes discretos, mas insaciáveis. Profissionais ultracompetentes e capazes. São grandes organizadores e excelentes oradores.

Lado Negativo

Têm seu lado de cobra. Espreitam o inimigo e o atacam sem aviso. Os regidos por Danadâna são, às vezes, um pouco mesquinhos. A falsidade e a interpretação conveniente das coisas, são armas constantes de sobrevivência; são capazes de envenenar para subir na vida. Os regidos por este tipo de Oxosse são também bastantes ciumentos e até mesmo mentirosos . Quando estão com raiva, são extremamente perigosos.

MUTALAMBÔ ( Fundamento com Exu)

Lado Positivo

Têm as mesmas características positivas de Xoroquê, com um toque todo especial de amor à arte. São sinceros, livres por natureza, alegres, subservientes, apaixonados e amantes extremamente fervorosos. Trabalhadores, mas não dispensam uma boa remuneração pelo trabalho feito, e um longo descanso. Os regidos por este Orixá são fortes, valentes, audaciosos e exigentes; implacáveis e corretos. São muito ordeiros e excelentes lavradores e jardineiros.

Lado Negativo

Cruéis, egoistas, mentirosos, trapaceiros, impiedosos. Os regidos por Mutalambô não pensam quando tomados pelo ódio. Se aborrecem facilmente e sem qualquer motivo. Os filhos deste Orixá são pessoas perigosas, pois se necessário for, são capazes até mesmo de matar, para manter sua tranquilidade e harmonia. São dos poucos tipos de Oxosse , que pensam mais com o corpo e menos com a cabeça.

GONGOBILA ( Fundamento com Oxalá e Oxum)

Lado Positivo

Por ser um Oxosse jovem, seus filhos terão o mesmo temperamento: infantil, brincalhão, participante, alegre. Eles tem outro aspecto importante, são dotados de grande capacidade inventiva. São emotivos, dóceis, singelos. Amantes irresponsáveis; amam a natureza, acima de tudo. Bem mandados, podem ser grandes amigos e colaboradores e estão sempre prontos para tudo. Pela sua jovialidade, acabam se parecendo com Logum-Edé, que está sempre feliz e sempre muito bonito.

Lado Negativo

Alcoviteiros, mentirosos, fofoqueiros, preguiçosos, sonsos, descançados. Estes são mestres na arte de mentir, porem deixam rastros bem visíveis de suas histórias mirabolantes. São perigosos, mas nem tanto. Gostam de usufruir da fartura alheia, pos numca se preocupam com sua própria subsistência. Eles tem o hábito de se esconder, ou melhor, de sumir da vida dos amigos, da família, para aparecer tempos depois, ou seja, fazer com que sintam falta dele. Coisas de criança. Asssim como Ogum, existem outras dezenas de qualidades de Oxosse.

Precauções

Devem tomar cuidado com o fogo, altura, acidentes domésticos, matas fechadas e rios

Os Filhos de Oxossí tem tendência a problemas respiratórios, Sinusites, Bronquites, Faringite e Laringite. Pode também ter problemas no peito, coração e pressão alta.

Cor: Verde

Metal: Cobre

Pedra Preciosa: Esmeralda, Quartzo Verde

Profissão: Arte em geral, jornalismo, plubicidade, advocacia, geologia e veterinária.

 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.