AMACI

Olá irmãos


 Que a paz de Oxalá esteja com todos


Bem irmãos, entramos na Semana Santa, e na Sexta-Feira, alguns filos religiosos Umbandistas promovem o rito de Fechamento de Corpo, e Também o Amaci de portas fechadas. Muitos seguidores, simpatizantes e freqüentadores da Umbanda não conhecem o Termo Amaci, ou então não conhecem dessa prática.

O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele, porém para o iniciante o banho será um, e para o médium coroado será outro. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.

Também visa propiciar ao médium maior contato com seus Orixás de Coroa, pois que para seu preparo será de praxe, que o dirigente do templo colha as ervas de todos os Orixás, uma de cada pelo menos, e coloque-as quinadas dentro do preparo que será feito com Água com 3 (três) dias de antecedência à Gira do Amaci.. Em algumas Casas, tem-se por costumeiro incluir bebidas alcoólicas outras usam as quatro águas (mar, cachoeira, chuva e fonte/mineral), .

No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano. Em Algumas Casas usasse a toalha ritualística.

Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24hs, e não mais de 72hs, sendo portanto recomendado que não se molhe a cabeça nas primeiras 24hs. Terminada a Gira do Amaci, podem os médiuns retirar seus panos de cabeça, salvo aqueles médiuns de incorporação que ao receberem suas entidades, retirarão para um melhor trabalho.

O Médium que neste dia tem seu Orixá assentado no Ori, ou a Confirmação do Orixá na Coroa, este médium a partir deste momento percebe diferenças energéticas da entidade como se agora o religare entre médium e entidade ficasse totalmente sólido, e na verdade é isso que acontece.
O Amaci seria muito parecido com o batismo de outras religiões, é a aceitação do médium perante seu orixá e suas entidades, aceitando ser seu aparelho de ação, é um dos ritos mais bonitos dentro da Umbanda, algumas casas fazer este rito aberto mas a grande maioria ainda deixa este rito em caráter secreto.

Que Oxalá nos abençoe sempre

 Saravá .'.