Que a paz de Oxalá esteja com todos
Para Começar o Ano uma linda mensagem minha:
Riqueza Material
Às vezes me pego em meios a alguns pensamentos, alguns ensinamentos, algumas literaturas dos inúmeros livros e artigos que li e re li. Nesta época de renovação, onde o velho ano nos deixa e o novo ano nasce repenso alguns atos. Numa ida a uma loja em deparei a inúmeras camisas brancas com escritos: “Feliz Ano Novo”, “Sucesso”,”Paz”, “Amor”, “Dinheiro”.
Nesses momentos penso o que nós umbandistas, sacerdotes devemos pedir ao ano novo? Sabemos o que é carma, provações, desígnios, “Ora será que virei um chato?”. Mas o que realmente me chamou atenção foi o dinheiro, tantas pessoas pedem roupas amarelas ou douradas, noto a analogia com Mamãe Oxum a senhora do ouro, vamos pedir pra ficar ricos, comer romã é prosperidade, enfim inúmeras simpatias para o ganho material.
Nestas horas queridos irmãos relembro São Francisco de Assis o “Poverillo de Dio” (Pobrezinho de Deus) que escreveu na regra Franciscana:
“Somos Pobres, pois somente Deus é rico” será que não damos muita ênfase ao dinheiro. Não quero aqui pregar queridos irmãos e filhos que não devemos ter dinheiro, que devemos fazer voto de pobreza, porém será que o dinheiro deve estar ao lado de sentimentos magnos como PAZ e AMOR. Ora acho que devemos ser pobres.
Jesus disse, “Dê de graças, o que ganhares de graça” ou então o que lhe condenou “Dê a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Será que ás vezes não damos mais valor a César do que a Deus? Será que não damos u valor máximo ao vil metal, ao pataco.
Ora vivemos num mundo que gira em torno da moeda porém nós umbandistas devemos ser condizentes com isso. Vamos pedir que Deus nos de prosperidade, porém antes Paz, Amor e Saúde. Pois de nada adianta ter Prosperidade com uma família desunida,, ter prosperidade sem um amor para compartilhar ou ter prosperidade para ser gasta com remédios e problemas, quantos trocariam suas fortunas por u minuto a ais de vida ou u ultimo beijo em um ente querido?