NANÃ BURUQUE

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

Seguindo o mês de Julho, postagens ligadas a Nanã Buruque, hoje mais um entendimento deste Orixá:

A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres. Atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova "vida", já mais equilibrada .
A orixá Nanã Buruquê rege uma dimensão formada por dois elementos, que são: terra e água. Ela é de natureza cósmica pois seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres que, quando recebem suas irradiações, aquietam-se, chegando até a terem suas evoluções paralisadas. E assim permanecem até que tenham passado por uma decantação completa de seus vícios e desequilíbrios mentais.

Nanã, envolve o espírito que irá reencarnar em uma irradiação única, que dilui todos os acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne, onde não se lembrará de nada do que já vivenciou. É por isso que Nanã é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na sua vida carnal.
Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a "memória" dos seres. E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

Em outra linha da vida, ela é encontrada na menopausa. No inicio desta linha está Oxum estimulando a sexualidade feminina; no meio está Yemanjá, estimulando a maternidade; e no fim está Nanã, paralisando tanto a sexualidade quanto a geração de filhos.
Nas "linhas da vida", encontramos os orixás atuando através dos sentidos e das energias. E cada um rege uma etapa da vida dos seres. Logo, quem quiser ser categórico sobre um orixá, tome cuidado com o que afirmar, porque onde um de seus aspectos se mostra, outros estão ocultos. E o que está visível nem sempre é o principal aspecto em uma linha da vida. Saibam que Nanã em seus aspectos positivos forma pares com todos os outros treze orixás, mas sem nunca perder suas qualidades "água-terra".


ORAÇÃO PARA NANÃ

À minha mãe Nanã,
eu peço a benção e proteção
para todos os passos de minha vida.
À minha mãe Nanã,
eu peço que abençoe o meu coração,
minha cabeça, meu espírito e meu corpo.
Que aos poderes dados
somente à Senhora das Senhoras,
sejam caridosos e benevolentes,
e me escondam de meus inimigos
ocultos e poderosos.
Minha querida Mãe e Senhora,
tenha piedade de meu coração.
Minha querida Mãe e Senhora,
faça com que eu seja puro de coração
para merecer a sua proteção e caridade






Que Oxalá nos abençoe sempre






 Saravá .'.

SEARA ESPÍRITA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Hoje a postagem é uma Homenagem a uma Casa Umbandista linda, caridosa e séria que eleva o nome da Umbanda acima de tudo dirigida pelo Seu Darssete Sr. Domingos e Pai Roberto de Oxossí.
As atividades da Seara Espírita Fé, Esperança e Caridade tiveram seu início em 1959, no bairro da Aclimação. Atualmente com sede própria localizada na Av. Manuel Augusto de Alvarenga, 173 - Cidade Ademar, a Casa já não conta com a presença carnal de seus fundadores, o Paizinho (Sr. Archimedes) e a Mãezinha (Dona Lígia), mas os traz presentes espiritualmente em todas as suas giras, assim como mantém vívidos nos corações dos Filhos do nosso Terreiro os princípíos de propagar a Fé, a Esperança e a Caridade.

Uma casa que visa o bem estar e a elevação moral das pessoas e de seus seguidores, nos d Blog e do Templo de Umbanda Divina Luz estivemos presentes participando deste dia tão especial para a Umbanda.

A Seara é sem dúvida um refúgio para as aflições, uma casa onde reside os orixás e suas manifestações, com linda curimba, maravilhoso trabalho espiritual um lugar sem dúvida nenhuma que pode ser chamado de "Casa de Deus"
Dirigentes da Seara e da Divina Luz

Parabéns a todos os obreiros da Seara, Parabéns a Diretoria e principalmente Parabéns aos Dirigentes espiritual. E um muito obrigado ao Paizinho e a Mãezinha pela fundação desta casa maravilhosa.

Parabéns pelos 52 anos !
 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.

CÍCERO ROMÃO BATISTA

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos


Hoje dia 20 de Julho dia da morte de um ser muito iluminado, que deveria ser Santo Católico tamanha a fé das pessoas em sua figura, porém na Umbanda e meios espirituais é muito lembrado e reverenciado ainda mais por nossos queridos Baianos e Baianas.

Cícero Romão Batista . Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Proprietário de terras, gado e dono de diversos imóveis, o Padre Cícero fazia parte da sociedade e política conservadora do sertão do Cariri. Tinha no médico Floro Bartolomeu seu braço direito e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família Acciolidurante mais de duas décadas. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil.
Nascido no interior do Ceará, era filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, conhecida como dona Quinô. Aos seis anos de idade, começou a estudar com o professor Rufino de Alcântara Montezuma.
Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos doze anos, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales
A morte do pai, que era pequeno comerciante no Crato, trouxe sérias dificuldades financeiras à família, de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando Cícero Romão Batista precisou ingressar no Seminário da Prainha, em Fortaleza, só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luís Alves Pequeno.

Muitos livros afirmam que Padre Cícero resolveu fixar morada em Juazeiro devido a um sonho (ou visão) que teve, segundo o qual, certa vez, ao anoitecer de um dia exaustivo, após ter passado horas a fio a confessar as pessoas do arraial, ele procurou descansar no quarto contíguo à sala de aulas da escolinha, onde improvisaram seu alojamento, quando caiu no sono e a visão que mudaria seu destino se revelou. Ele viu, conforme relatou aos amigos íntimos, Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa, numa disposição que lembra a última Ceia, deLeonardo da Vinci. De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, Ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, Ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou: - E você, Padre Cícero, tome conta deles!
No ano de 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia ministrada pelo sacerdote à beata Maria de Araújo se transformou em sangue na boca da religiosa. Segundo relatos, tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre em Juazeiro.

A pedido de padre Cícero a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área da saúde para investigar o suposto milagre. A comissão tinha como presidente o padre Climério da Costa e como secretário o padre Francisco Ferreira Antero, contava, ainda, com a participação dos médicos Marcos Rodrigues Madeira e Ildefonso Correia Lima, além do farmacêutico Joaquim Secundo Chaves. Em 13 de outubro de 1891, a comissão encerrou as pesquisas e chegou à conclusão de que não havia explicação natural para os fatos ocorridos, sendo portanto um milagre.

Insatisfeito com o parecer da comissão, o bispo Dom Joaquim José Vieira nomeou uma nova comissão para investigar o caso, tendo como presidente o padre Alexandrino de Alencar e como secretário o padre Manoel Cândido. A segunda comissão concluiu que não houve milagre, mas sim um embuste.
Dom Joaquim se posicionou favorável ao segundo parecer e, com base nele, suspendeu as ordens sacerdotais de padre Cícero e determinou que Maria de Araújo fosse enclausurada.
Em 1898, padre Cícero foi a Roma, onde se reuniu com o Papa Leão XIII e com membros da Congregação do Santo Ofício, conseguindo sua absolvição. No entanto, ao retornar a Juazeiro, a decisão do Vaticano foi revista e padre Cícero chegou a ser excomungado, porém, estudos realizados décadas depois pelo bispo Dom Fernando Panico sugerem que a excomunhão não chegou a ser aplicada de fato. Atualmente, Dom Fernando conduz o processo de reabilitação do padre Cícero junto ao Vaticano.

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, no ano de 1926. Naquele ano, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la foram criados os chamadosBatalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros.

Existem duas versões para o encontro. Na primeira, difundida por Billy Jaynes Chandler, o sacerdote teria convocado Lampião para se juntar ao Batalhão Patriótico de Juazeiro, recebendo, em troca anistia de seus crimes e a patente de Capitão. Na outra versão, defendida por Lira Neto e Anildomá Willians, o convite teria sido feito por Floro Bartolomeu sem que padre Cícero soubesse.

O certo é que ao chegarem em Juazeiro, Lampião e os quarenta e nove cangaceiros que o acompanhavam, ouviram padre Cícero aconselhá-los a abandonar o cangaço. Como Lampião exigia receber a patente que lhe fora prometida, Pedro de Albuquerque Uchoa, único funcionário público federal no município, escreveu em uma folha de papel que Lampião seria, a partir daquele momento, Capitão e receberia anistia por seus crimes. O bando deixou Juazeiro sem enfrentar a Coluna Prestes.
Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.

GLÂNDULAS E O ESPIRITUALISMO

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Nanã Buruquê a Vovó da Umbanda, Orixá mais antigo tráz sua energia de cura por isso o texto abaixo que nosso amigo João Deives passou tem muita ligação com o Mês.

Glândulas Endócrinas
Para Edgar Cayce, a ação sobre o sistema glandular é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade.
A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.
Por Helena Gerenstadt

De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma, e é através delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular. Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.
O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois as mesmas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo. Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.
Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do Criador.
As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
É através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar , pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.
Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico sua forma, suas manifestações, suas percepções , ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.
Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama de chacras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.
A pituitária é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no silêncio.
A glândula pineal é o ponto inicial para a construção do embrião no ventre da mãe.
A tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e agir.
O timo corresponde ao coração.
As supra-renais são o nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As gônadas são os motores do corpo físico.
Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.
Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias, e o bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.
Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.
E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação.
Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso que encontra correspondência nos centros glandulares.
A oração de forma meditativa pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.
A pituitária corresponde à palavra Céu;
A pineal corresponde à palavra Nome;
A tireóide corresponde à palavra Vontade;
O timo corresponde a Mal;
O plexo solar corresponde à palavra Ofensas;
A região do sacro,com as células de Leyden, corresponde à palavra Tentação;
As gônadas correspondem à palavra Pão.
Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do Pai-Nosso e as principais glândulas endócrinas',segundo Edgar Cayce:
'Pai-Nosso que estais no Céu' abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);
'Santificado seja Vosso Nome' abre a glândula pineal;
'Venha a nós o Vosso Reino' abre a tireóide;
'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' abre o timo;
Como no Céu' abre a tireóide;
'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);
Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' abre as supra-renais;
'E não nos deixeis cair em tentação' abre as células Leyden(ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);
'Mas livrai-nos do Mal' abre o timo;
'Pois é Vosso o Reino' abre a tireóide;
O Poder' abre a glândula pineal;
'E a Glória' abre a pituitária.

Edgar Cayce
Conhecido também como o "profeta adormecido", Edgar Cayce (1877-1945) é tido como um dos maiores médiuns de todos os tempos, capaz de realizar previsões que, segundo alguns, superam as profecias de Nostradamus. Cayce era capaz de entrar num estado alterado de consciência, ou sessões que ele chamava de "leituras", nas quais conseguia diagnosticar com certa precisão as doenças das pessoas que o procuravam, inclusive fornecendo os nomes dos medicamentos que iriam ajudá-las.
Posteriormente, passou a fazer uma série de leituras referentes ao passado e ao futuro da humanidade, falando sobre a construção da pirâmide de Gizé, sobre a suposta existência da Atlântida e relacionando-a a uma descoberta a ser feita no Caribe. Muitos estudiosos associam essa profecia à descoberta de ruínas submersas em Bimini, no sul da Flórida. Também foi dele a profecia de que um grande terremoto iria atingir a Califórnia. Cayce ainda falou de uma série de catástrofes atingindo os

 Estados Unidos, inclusive Nova York, que seria destruída. Uma parte do Japão seria inundada pelo mar.
Só sobre a Atlântida, Cayce realizou cerca de 2.500 leituras, com tal riqueza de detalhes que suscitou uma nova onda de interesse pelo continente perdido.

Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.

ORAÇÃO AOS BOIADEIROS

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

Hoje postamos uma linda oração aos nossos queridos Boiadeiros, Xeituá....



Xeituá
Tu que guia teu gado pelas porteiras dos
caminhos de Ogum, que passa por rios,
sob Sol e chuva com seu berrante a
anunciar tua chegada, com teu chicote
em punho, hábil com o laço e não deixa
demanda criar, ajuda-me nesta hora,
abra as porteiras de meus caminhos,
traga no teu laço aqueles que me
querem mal, que na sua chibata
haja justiça de minha causa.
Que eu encontre em meus caminhos
a solução pros meus pedidos.

Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.

ORAÇÃO DE UM CANGACEIRO

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

Julho mês de homenagem aos Baianos, a primeira postagem é uma oração passada por seu Zé Faísca. a 


"Oração de um Cangaceiro"


Deus pai, protetor.
Não deixeis durmir quando a noite espreitar-me a morte.
Não deixeis sentir fome quando a necessidade me assolar.
Não deixeis sentir frio quando ocorrer-me arrepios na espinha.

Mestre no Universos.

Fazei que meus pés sejam mais rápidos do que de meus algozes.
Deixai que minhas mão sejam mais ligeiras que de minhas desavenças.
Me dê a graça de meus olhos enxergarem mais que o Carcará que corta o céu do Sertão.

Painho Deus. Se me for confortada a morte .
Que aos seus braços repouse.
[cangaceiro.jpg]Perdoai minhas falhas e daí me a luz  para viver no paraíso.
Enfim dê meo perdão que nunca dei aos meus inimigos.



--> Baiano Zé Faísca

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.